odontologia
Especialistas

Dr. Fábio Falkiewicz
Odontologista e Ortodontista
Tenho 41 anos de idade e curiosidade. Sempre me interessei pelas áreas de saúde e de exatas.
Na Odontologia encontrei sincronia entre as duas áreas, principalmente pelas especialidades que escolhi: Ortodontia e Implantodontia. Elas me encantam pois ambas exigem conhecimentos de Física, Biomecânica e Fisiologia.
Aperfeiçoar a estética e a harmonia do sorriso renova a autoestima. Devolver a capacidade de mastigar os alimentos com eficiência e segurança proporciona maior qualidade de vida aos pacientes.
Poder ajudar e ver o sorriso de satisfação dos meus clientes ao final de cada tratamento é uma imensa alegria.
Graduação:
Odontologia pela UFPR (2000-2003)
Especialidades:
- Ortodontia pela IPPEO-PR (2006-2007)
- Implantodontia, Plástica Gengival e Laserterapia pela SLMandic-PR (2012-2014)
Atualizações:
- Lentes de Contato e Facetas Dentárias (2019)
- Alinhadores Ortodônticos (Invisíveis) (2018)
- Ancoragem Esquelética (2019) Entre outras…
A odontologia , também conhecida como medicina dentária e medicina oral , é um ramo da medicina que consiste no estudo, diagnóstico , prevenção e tratamento de doenças , distúrbios e condições da cavidade oral , comumente na dentição, mas também na mucosa oral , e de estruturas e tecidos adjacentes e relacionados, particularmente na área maxilofacial (maxilar e facial). Embora principalmente associado aos dentes entre o público em geral, o campo da odontologia ou medicina dentária não se limita aos dentes, mas inclui outros aspectos da região craniofacial complexo, incluindo a articulação temporomandibular e outras estruturas de suporte, musculares, linfáticas, nervosas, vasculares e anatômicas.
Entende-se também que a odontologia engloba a especialidade médica agora amplamente extinta da Estomatologia (o estudo da boca e seus distúrbios e doenças), motivo pelo qual os dois termos são usados alternadamente em determinadas regiões.
A odontologia geralmente abrange práticas relacionadas à cavidade oral. Segundo a Organização Mundial da Saúde , as doenças bucais são grandes problemas de saúde pública devido à sua alta incidência e prevalência em todo o mundo, com os desfavorecidos afetados mais do que outros grupos socioeconômicos.
A maioria dos tratamentos dentários é realizada para prevenir ou tratar as duas doenças bucais mais comuns , que são cárie dentária (cárie dentária) e doença periodontal (doença gengival ou pirorreia). Os tratamentos comuns envolvem a restauração dos dentes , extração ou remoção cirúrgica dos dentes, descamação e aplainamento radicular, tratamento endodôntico do canal radicular e odontologia estética.
Ortodontia é uma especialidade da odontologia que lida com o diagnóstico, prevenção e correção de dentes e maxilares mal posicionados. Também pode se concentrar na modificação do crescimento facial, conhecido como ortopedia dentofacial .
Alinhamento anormal dos dentes e mandíbulas é comum. Quase 50% da população, de acordo com a Associação Americana de Ortodontia, tem má oclusão grave o suficiente para se beneficiar do tratamento ortodôntico.
A cirurgia de implante dentário é um procedimento que substitui as raízes dos dentes por hastes metálicas, semelhantes a parafusos e substitui os dentes danificados ou ausentes por dentes artificiais, que parecem e funcionam muito como os reais.
A cirurgia de implante dentário pode oferecer uma alternativa bem-vinda às dentaduras ou pontes que não se encaixam bem.
A cirurgia de implante dentário pode envolver vários procedimentos. O principal benefício dos implantes é o suporte sólido para os novos dentes – um processo que requer que o osso se cure firmemente ao redor do implante. Como essa cicatrização óssea requer tempo, o processo pode levar alguns meses.
Cirurgia Plástica Gengival serva para fortalecer o tecido gengival fino e fraco, bem como para melhorar a aparência estética dos tecidos moles. Eles servem para ajudar a manter os dentes, tratar a sensibilidade ou melhorar a estética do seu sorriso.