Acupuntura
Especialista

Dr ª Ananda Beatriz Munhoz Cretella Martinelli
Médica de Família e Acupunturista
“Cresci observando meus pais cuidando de seus pacientes, visitando-os em suas casas, orientando, dedicando seu tempo para ajuda-los a ter uma vida mais saudável e sempre os admirei por isso. Já na faculdade de medicina tive interesses múltiplos e encontrei na Medicina de Família o meio de ter a relação de cuidado com os pacientes que tanto admirava em meus pais e satisfazer o meu gosto pelo estudo em diversas áreas. A complementação do estudo com a acupuntura e o mestrado em farmacologia de produtos naturais me auxiliam a ter opções terapêuticas a oferecer aos meus pacientes.”
Médica formada pela Universidade Federal do Paraná(UFPR).
- Residência em Medicina de Família e Comunidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
- Especialização em Acupuntura pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA).
- Mestrado em Farmacologia de produtos naturais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Filha do drº Gerson Luís Cretella (Homeopata) e da drª Syrlene Aparecida Munhoz Cretella (Pediatra) esposa do drº João Ricardo Martinelli (Médico de Família e Geriatra) e mãe do Miguel.
A acupuntura envolve a inserção de agulhas muito finas na pele em pontos estratégicos do corpo. Um componente essencial da medicina tradicional chinesa, a acupuntura é mais comumente usada para tratar a dor. Cada vez mais, ele está sendo usado para o bem-estar geral, incluindo o gerenciamento do estresse.
A medicina tradicional chinesa explica a acupuntura como uma técnica para equilibrar o fluxo de energia ou força vital – conhecido como chi ou qi (chee) – que se acredita fluir através de caminhos (meridianos) em seu corpo. Ao inserir agulhas em pontos específicos ao longo desses meridianos, os profissionais de acupuntura acreditam que seu fluxo de energia será reequilibrado.
Uma sessão inicial de acupuntura geralmente dura 20 minutos a 1 hora e envolve uma avaliação de sua saúde geral, histórico médico e um exame físico, seguido pela inserção das agulhas de acupuntura.
As agulhas são inseridas em locais específicos do corpo, que os médicos chamam de pontos de acupuntura.
Durante a sessão, geralmente você será solicitado a sentar ou deitar-se. Você também pode ser solicitado a remover algumas roupas para que o praticante possa acessar determinadas partes do seu corpo.
As agulhas usadas são muito finas e geralmente têm alguns centímetros de comprimento. Devem ser agulhas pré-esterilizadas de uso único que são descartadas imediatamente após o uso.
O profissional escolhe pontos específicos para colocar as agulhas com base em sua condição. Vários pontos podem ser usados durante uma sessão típica, dependendo do número de sintomas que você tiver.